sábado, 6 de julho de 2013

Qual prescrição ( Yamas e Nyamas) sua individualidade EMOCIONAL deve ter mais atenção ? Abordagem do Eneagrama.

Os Yamas e Nyamas são prescrições de comportamento citados por Patanjali, uma das principais referências na cultura do Yoga, como primeiro e segundo elementos da prática.

Seus atributos só podem ser sustentados por aqueles que atingem a meta do Yoga. Até lá identificar qual yama ou nyama é mais importante para seu processo é uma escolha que envolve um tempo de auto conhecimento.

Para contribuir com a eficiência desse auto conhecimento vamos utilizar a descrição de tipologia humana do Eneagrama, que apresenta 9 tipos de individualidades como abaixo. Não vamos considerar nesse primeiro momento os desmembramentos mais detalhados da tipologia.

Os 9 tipos são divididos em 3 grupos, corporais (9,8 e 1), emocionais ( 2,3 e 4) e mentais ( 5,6 e 7). Nessa reflexão analisaremos apenas os emocionais.

GRUPO EMOCIONAIS

3 > Identificação com papél profissional, Workaholics, Performático > Desapego, Ahimsa, Saucha

                                                                 http://www.enneagram.net

As individualidades desse tipo atraíram alguma situação que o fizeram acreditar que o verdadeiro valor das pessoas está associado ao que se realiza e não ao que se é por inteiro e assim se tornaram pessoas altamente orientada para meta, a competição. Assim, ao invés de acreditarem na integridade total do Ser, correm o risco de se tornarem workaholics radicais, com excesso de exposição de seus resultados e imagem, sendo muito tentados pela mentira e vaidade.

Em equilíbrio sabem usar a determinação e o foco para alcançar desafios e são grandes guerreiros da verdade.

Prescrições cautelar de atenção:

1) Identificação excessiva com o papél profissional > O desapego (Aparighara) é um grande desafio para esse tipo já no nível inicial. Seu impulso para identificação com o resultado e o papél profissional é voraz. Assim, ele precisa soltar um pouco o controle que o coloca com muita energia na direção das metas e sentir um pouco a verdade do momento presente que não depende só dos resultados de seu trabalho.

2) Excesso de atividades> Esse indivíduo tende a utilizar inclusive o seu tempo livre para o trabalho. E fazer até do seu lazer um lugar para competição e alcance de metas. Nesse estágio é importante direcionar a atenção para ahimsa. Não forçar. Tentar perceber que nem tudo precisa de esforço para ser recebido.

3) Vaidade> Em estágio avançado de distorção, quando esse tipo começa a exagerar na auto imagem surge a necessidade de valorizar o que é puro (Saucha).

Individualidade 3 mais famosas: Michel Jordan, Rogério Ceni, Roberto Justus, Estado Unidos (Wall Street), Shumacker, Tom Cruise, Arnold Swarzneger

4> Excesso de comparação, Excesso de emoções impuras > Asteya, Saucha 




Essas individualidades atraíram algum evento para si que as fez sentir a sensação de serem as únicas. As únicas que não receberam, por exemplo, o amor dos pais comparando-se com os irmão ou professores numa escolinha. Assim, ele desenvolve a crença de que precisam ser únicos e especiais para serem amados. 

Em equilíbrio, são grandes artistas, criadores de cenários e atmosfera mágicas, alimentam a profundidade dos propósitos como ninguém, defendem um nível de verdade que inclui os sentimentos.

Prescrições cautelares:

1) A falta: Num nível inicial esse indívíduo passa a sentir a falta do que não recebeu por não ser especial como alguém. E precisa se comprometer com o auto estudo que leva ao amor próprio.

2) Comparação: A tendência de ser único e especial, gera a tentação de se comparar a todo o momento. Nesse impulso esse indivíduo deve ter atenção especial com não roubar o que não é seu, nem na atenção : Asteya.

Famosos: Milton Nascimento ( Caçador de mim),  Alanis Morissete, Jonny Deep, França Paris.


2 > Excesso de olhar para fora, Controle do outro > Svadhyaya e Aparighara







Essas individualidades atraíram algum evento em suas vidas que fizeram-nas acreditar que só merecerão serem amadas se fizerem algo para o outro. Então estão sempre procurarando identificar onde podem ajudar,com tendencia a se esquecerem de si e ficarem indignados quando não retribuem sua ajuda mesmo que não combinado.

Em equilíbrio, são grandes colaboradores, sedutores, com grande capacidade de leitura do outro.

Prescrição cautelar de atenção:

1) No impulso da compulsão de prestatividade: No impulso de prestatividade distorcida excessiva eles precisam voltar-se para si. O compromisso com o Auto estudo: Svadhyaya.


2)  Controle do outro: Quando passam a querem controlar o outro com sua prestatividade precisará se focar no desapego.

Famosos tipo 2: Cafu, Cantor Roberto Carlos, Madonna, Xuxa, Princesa Dayna.

Vivencie a maravilha desses conhecimentos no clima do Workshop do próximo dia 13.07. Todos bem vindos! 

Mais info e outros textos: http://yogabodymind.blogspot.com.br/2013/06/reedicao-do-workshop-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário