quarta-feira, 3 de julho de 2013

Qual prescrição ( Yamas e Nyamas) sua individualidade MENTAL deve ter mais atenção ? Abordagem do Eneagrama.

Os Yamas e Nyamas são citados por Patanjali, uma das principais referências na cultura do Yoga, como primeiro e segundo elementos da prática.

Seus atributos só podem ser sustentados por aqueles que atingem a meta do Yoga. Até lá identificar qual yama ou nyama é mais importante para seu processo é uma escolha que envolve um tempo de auto conhecimento.

Para contribuir com a eficiência desse auto conhecimento vamos utilizar a descrição de tipologia humana do Eneagrama, que apresenta 9 tipos de individualidades como abaixo. Não vamos considerar nesse primeiro momento os desmembramentos mais detalhados da tipologia.

Os 9 tipos são divididos em 3 grupos, corporais (9,8 e 1), emocionais ( 2,3 e 4) e mentais ( 5,6 e 7). Nessa reflexão analisaremos apenas os emocionais.

GRUPO MENTAIS

6 > Prudentes, leais e cooperativos > Svadhyaya, Tapas e Aparagraha





                                                                   http://www.enneagram.net

As individualidades desse tipo atraíram alguma situação que o fizeram perder a crença de fé e a sensação de coragem. Assim, ao invés de acreditarem que com fé, com fiança, pode-se sustentar um bom caminho, essa individualidade passar a querer o controle de tudo para garantir segurança e tornam a prudencia mais predominante em seu comportamento podendo num nível de desequilíbrio o levarem ao medo, congelamento, excesso de controle.

Em equilíbrio sabem usar a prudência e o planejamento sempre que necessário, são leais as autoridades, regras e leis, cooperação e despertam uma coragem e fé acima da média em situações mais difíceis.

Prescrições de atenção:

1) Confiar em si> Auto estudo (Svadhyaya): Em um nível inicial esse tipo precisa exercitar um auto estudo de si que envolva seu corpo emocional onde está a conexão com sua fé e auto confiança. Essa é uma das contribuições do Yoga, promover o auto estudo no estado de auto percepção, onde os sentidos estão despertos pelo uso do corpo e respiração.

2) Controle e dúvida> Desapego ( Aparigraha): Em um nível intermediário onde o controle e a dúvida estão estabelecidos é preciso exercitar o abandono do controle para sentir o aqui e agora.

3) Medo congelante > Superação de limites ilusórios (Tapas): Em um nível mais desequilibrado, é necessário desenvolver a capacidade de superar as limitações de crenças distorcidas com Tapas.

Individualidade 6 mais famosas: Wood Allen, Adolf Hitler, Frida, Tom Haws, Marilda ( Andréa Beltrão, personagem em A Grande Família) Lineu ( Marco Nanini, personagem da Grande Família).

5> Conservador de energia, Observador e Reservado> Isvara, Satya e Tapas





Essas individualidades atraíram algum evento para si que as fez sentir a sensação de falta e rapidamente buscaram no conhecimento uma forma de cobrir esse vazio. No impulso para o conhecimento distorcem em suas essências o princípio da Onisciência divina e do desapego constante de todo conhecimento que se adquire e passam a crer que podem ser tudo com o conhecimento. A ferida de falta os faz reclusos, não muito participativos em grupos e utilizadores da observação como espectadores, gerando num extremo, pessoas de muto isolacionismo racional.

Em equilíbrio, são grandes cientistas, escritores, editores e outras ocupações que nãõ exigem muita aparição.

Prescrições cautelares:

1) Falta de energia: No primeiro estágio essa individualidade precisa se lembrar da abundância de energia que é fornecido constantemente, como expressa o simbolismo dos raios do sol.

2) Excesso de mental: Quando o uso excessivo da mente o isola no racional ele precisa se lembrar de Satya. Que a verdade real inclui o pensar, integrado com o sentir e fazer.

3) Isolacionismo maior: Quando esse tipo cai num isolacionismo maior, desvitalizante, precisa lembrar de tapas, superar os limites ilusórios da desvitalização.

Famosos: Bill Gates, Peter Gabriel, Descartes, Al Pacino.



7 > Latitudinários, Epicuristas, Insaciáveis > Ahimsa, Bramacharyan, Santosha



Essas individualidades atraíram algum evento em suas vidas que impôs um forte limite sobre sua essência ou ainda se acostumou com uma vida sem limites para si. Assim, perderam a compreensão de que é inaucansável a ilimitação do todo maior e passam a buscar isso em suas vidas perdendo também a sobriedade do disponível no momento presente, por mais preenchido sentem o vazio da falta. Iniciando com um impulso por múltiplas opções, direções, latitudes, que pode levar ao desafio de sustentar compromissos e cair na dispersão e dúvida sobre tantas opções.

Em equilíbrio, transbordam diplomacia entre conhecimentos, criatividade, humor, inovações e entusiasmo.

Prescrição de atenção

1) Compulsão: Em um nível iniciail seu processo de buscar o infinito cria um forte impulso por querer sem mais, lembrar de não-forçar ( Ahimsa), ajuda no caminho da sobriedade.

2) Falta de aceitação da realidade do que tem para hj: Aceitação ( Santosha) 

3) Dependencia do prazer para tudo: Essa individualidade pode querer fazer só aquilo que dá prazer. Então é importante ela aprender a ter retidão com o prazer ( Bramacharyan) 

Famosos tipo 7: Robin Williams, Neymar, Magic Jonhnson, Jô Soares, Steven Spielberg, Elizabeth Taylor, Timothy Leary, Mick Jeager, Pedro Cardoso como Augustinho personagem de A grande Familia), Britney Spears, Magda e Claudia Gimenez em Sai de Baixo)

Na sequencia abordaremos as prescrições de Yamas e Nyamas para os tipos emocionais. 

Vivencie a maravilha desses conhecimentos no clima do Workshop do próximo dia 13.07. Todos bem vindos! Mais info e outros textos: http://yogabodymind.blogspot.com.br/2013/06/reedicao-do-workshop-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário