segunda-feira, 24 de agosto de 2009

MANTRAS: definição e finalidade







Ofereço essa reflexão ao devoto Chandra Lacombe que semeou com muita pureza e inspiração a prática de mantras em meu Ser, à toda comunidade do Yoga, em especial, (a dos Yogis cristãos do Krya Yoga de Babagi), aos meus alunos de Yoga e a todos mais próximos.

PARA QUE SERVEM OS MANTRAS 


Selecionei cinco finalidades, que mais testemunhei no Brasil e nas minhas viagens para Índia e outros países, para a prática e também escuta passiva de mantras:


1) ENTRETENIMENTO CULTURAL: pela curiosidade sobre a forte expressão da música e emoções dos praticantes. Alguns mantras foram até incluídos em expressões da cultura brasileira como é o caso da música "Mantra" de Nando Reis;

2)  DESBLOQUEIO E NUTRIÇÃO BIONERGÉTICA E PSICOEMOCIONAL:  apesar de ser singela na maior parte dos casos, pode também desencadear curas mais profundos em alguns casos

3) EXERCÍCIO MUSICAL: como são de fácil repetição e possuem uma vibração fortemente associada com as emoções os mantras também funcionam como exercícios musicais eficientes para instrumentistas e cantores;

4) AUTOCONHECIMENTO: os mantras convidam para o processo de auto observação, autoconhecimento e êxtase da liberação consciente;

5)  CONEXÃO COM A DIVINDADE INTERNA: através da evocação de algumas virtudes divinas, arquétipos, relações e vibrações de deidades, os mantras podem inspirar vislumbres e conexão mais profundas com a divindade interior de quem canta e escuta


DEFINIÇÃO


1. FINALIDADE & ETIMOLOGIA 

Ao pé da letra, Man, significa mente e tra parar, melhor interpretado como direcionar. Então, mantra pode ser traduzido como algo que contribui para a mente se direcionar para um foco mais diligente e intencional do praticante, no caso a autoobservação, autoconheciment, autoliberação dos bloqueios e nutrição bionergética.

2. CANALIZAÇÃO ESPIRITUAL DOS SÁBIOS

Mantras, são sons inspirados por sábios religiosos da tradição indiana em estado de percepção expandida. Quando escrevo sábio aqui não estou simplesmente dizendo de uma pessoa estudiosa e sim uma pessoa totalmente dedicada a isso. E quando digo percepção expandida, é preciso vislumbrar a pureza da família e grupos de pessoas que já recebiam essas almas e formavam o campo de conexão. E ainda existem rumores que de uma bebida chamada Soma era preparada para amplificar esse estado de percepção expandida.

3. LÍNGUA 

Na origem, as sílabas são em uma língua que não é utilizada em eventos do cotidiano. E sim, é exclusiva para esse momento de conexão, o que já oferece um poder de foco diferenciado.

A força e beleza do momento de conexão para a materialização de uma língua é difícil de imaginarmos mas nos inspira reverência. Eu particularmente, já fiz algumas aulas de sânscrito e sinto uma magia especial nesta língua.

Outras culturas posteriores, também expressaram os mantras. No Budismo, por exemplo, que se utiliza do Pali e até na sons na língua portuguesa.

4. A REPETIÇÃO DA AÇÃO

Outra característica marcante na prática de mantras é sua repetição que só fortalece sua finalidade de direcionamento do foco da mente para aprofundar o autoconhecimento com o entendimento da língua e receptividade das bençãos.

5. DEVOÇÃO 

Com a consciência da sua finalidade, das bênçãos da sua origem, do treino da ação repetida em cima com a consciência nas palavras outro elemento carcaterístico de sua prática é a devoção. A emanação dos sentimentos de adoração superior às virtudes que estão sendo evocadas.

Esses cinco elementos que separei para definir mantra fazem parte de 5 princípios sagrados das escrituras do Vedanta e que são indicados com uso integrado: Dhyana Yoga ( autoconhecimento), Jnana Yoga ( conhecimento), Bhakty Yoga ( devoção), Guru Yoga ( Bênção) e Karma Yoga ( ação)

Em outra oportunidade, aprofundo o assunto. Espero que você tenha recebido um momento que some para que sua melhor versão aconteça nesta vida.

Comente abaixo ou entre em contato, caso queira saber mais.

Outros links associados:

Gaytri Mantra:
http://yogabodymind.blogspot.com.br/2010/04/gyatri-mantra.html

Asato ta ma:
http://yogabodymind.blogspot.com.br/2013/03/traducao-mantra-asatoma.html

Um comentário:

  1. Susana Vieira C. Millard8 de janeiro de 2010 às 16:54

    Ah, queria tanto ouvir um mantra, é tão bonito quando na aula temos ao vivo (rs)! Bj, Susana Bio Ritmo NEA

    ResponderExcluir