quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Yoga nas empresas

Os custos com faltas e baixa produtividade dos colaboradores, fez a maioria das empresas criar programas de incentivo a qualidade de vida.


Com minha experiência como praticante de Yoga em meio aos desafios da vida empresarial como consultor destaco, entre outros, 3 principais benefícios dessa prática nesse meio organizacional: 1) Qualidade do raciocínio, 2) Qualidade na comunicação, 3) Aumento da capacidade de suportar stress. Saiba mais:



1) Qualidade do raciocínio


Em constante pressão, a cultura empresarial exige qualidade técnica e ágil do raciocínio de seus colaboradores.

O estado de meditação estimulado pelo Yoga possibilita conexão com uma visão generalista sobre si mesmo, que estimula naturalmente o cérebro a buscar uma visão generalista do meio em que vive o praticante.


Isso leva a uma forte abertura de curiosidade e agilidade no impulso pela busca de conhecimentos, que acaba desenvolvendo eficácia técnica e agilidade no raciocínio dos colaboradores.

Em 1996 quando conheci o Yoga na UFSCar, minha professora queria fazer uma pesquisa sobre a relação da criatividade e a prática, percebendo muitos depoimentos de alunos sobre agilidade de raciocínio.


2) Qualidade na Comunicação


A comunicação interna é fator estratégico para cargos de liderança.

Sempre fui bastante pilhado e basta alguns dias sem prática que você verá a velocidade da minha fala aumentar e as vezes até atropelar as palavras. Quando saí da primeira aula de Yoga esse foi o primeiro efeito claro da prática. Mais clareza e potencia de forma geral na voz.


A forte consciência corporal que o Yoga estimula possibilitou na minha experiência pessoal, alinhamento postural e maior integração e criatividade na gestualização.


Além disso, as posturas, respiração, exercícios de purificação e algumas instruções alimentares tornam a energia pessoal mais presente, fortalecendo a vibração natural da voz e tornando-a mais integrada com os sentimentos e pensamentos o que torna a comunicação mais clara e benévola.


O controle respiratório que a prática exercita também possibilita o controle da ansiedade que facilita o controle do ritmo na fala. Fora isso, o relaxamento dos músculos faciais melhorar a dicção, combinada com o alinhamento postural.


3) Aumento da capacidade de suportar stress

O Stress é inevitável na selva empresarial e a capacidade de suportá-lo pode ser um grande diferencial.Realizada com disciplina a prática fortalece a bioquímica do corpo além de contribuir para o equilíbrio emocional do praticante através de exercícios de controle respiratório. O que junto com a prática filosófica permite o colaborador aumentar sua capacidade de suportar o stress.


Muito do stress está relacionado com a dependência em relação a pessoas e variáveis externas. A prática estimula a auto suficiência energética que potencializa a capacidade de minimizar os efeitos de impactos externos negativos.


Outro fator de stress é a dificuldade de mudar de projetos durante a rotina do dia. O Yoga potencializa a concentração e facilita essa versatilidade exigida no dia a dia empresarial.


Hoje voltei de férias na Bio Ritmo e comecei um programa de 3 meses de aulas na Volkswagen ( Bio Corporate) e convido todos para aula as aulas da manha as 6:45 onde estaremos separando um momento na aula para prepara seu foco para o dia.

Yoga é para workaholics, em uma aula, além do corpo você potencializa sua mente.


Uma horinha que vai vitalizar todas as outras.


Bem vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário