sábado, 21 de janeiro de 2012

Sanatha Dharma: Importância e desafios pela paz, no Yoga do Brasil






Dentro do caminho do auto conhecimento, o Yoga ocupou um lugar especial entre as minhas fontes de auto-estudo, porém, outras escolas filosóficas também contribuíram nessa trilha, como é natural para muitos que vivem em uma sociedade brasileira e global, com tantas trocas de informações como a atual.


Existe um princípio na cultura do Yoga, denominado Sanatha Dharma, que exalta que a verdade é universal. Na prática, isso deveria estimular os praticantes a conseguirem ver em outras culturas, filosofias e religiões presentes no Brasil e no mundo, a mesma verdade que eles experienciam nessa escola fortemente influenciada pelos ancestrais da Índia. Porém, será que os praticantes de Yoga conseguem colocar esse princípio na prática?

Minha vivência experienciando e partilhando práticas corporais e teóricas associadas com essa cultura, me faz levantar a hipótese de que não é fácil aplicar o Sanatha Dharma na prática por dois desafios:

1) Problemas de tradução e real interpretação dos princípios e mantras em outra língua, no caso, o maravilhoso sânscrito, somado com as acessíveis formas de difusão de conteúdo corretos e distorcidos.

2) Existem muitas formatações e sistemas dentro da cultura que se associa com o nome Yoga e são raros os cursos de formação que se aprofundam em apenas um sistema;

Isso gera não só obstáculos para expandir o diálogo entre as próprias escolas que se associam com o nome Yoga, mas dificulta ainda mais, o diálogo com outras comunidades da sociedade que são desafiadas a compreender os princípios que se fundamentam os yogis.

Esse contexto gera uma missão de harmonização que se inicia por um debate interno entre os próprios representantes dessa palavra no Brasil para que se possa expandir o diálogo com outras comunidades da sociedade, gerando um contexto de Paz real.

Apesar de não ser músico profissional, nesses mergulhos no auto estudo, fui dezenas de vezes inspirado para cantar em momentos em que a experiência de uma verdade, fazia a alma vibrar e quando fiz 33 anos, resolvi reconhecer o valor dessas experiências, zelando-as e partilhando-as através da produção de um CD que sintetizasse alguns “Princípios Essenciais” absorvidos nessa caminhada, independente da fonte de auto estudo, filosofia ou religião.

Os princípios estão acima de qualquer religião, apesar de não serem superiores a verdade. Diferente dos valores e das leis do sistema judiciário, eles não mudam com o tempo, por isso, são valiosos.

Apesar de mensagens e princípios em português, esse CD possui 21 tracks que fazem uma associação com pelo menos uma palavra ou mantra da cultura do Yoga, dentro do princípio expressado na canção, estimulando uma reflexão sobre a aplicação do Sanatha Dharma e da busca pela Paz.

A música e a poesia são excelentes instrumentos de auto conhecimento por inspirarem um aprendizado protegido da prisão isolada do intelecto e acredito que todo esforço feito para essa partilha pode contribuir com outros corações também.

Nesse CD temos por exemplo, um “Samba da Felicidade”, que expressa 10 metáforas associadas com os Yamas e Nyamas. Temos também, uma canção chamada “Vera Ligação”que exalta a relação corpo&mente que fundamenta a prática de àsanas. Além de citações de uma série de termos da cultura do Yoga e mantras, para Shiva, Ganesha, entre outros, associados com contextos que eles inspiram.

No link abaixo, faço uma breve apresentação de algumas associações de termos ou mantras do Yoga, com princípios universais, como Interrelação, Ação e reação, Família, entre outros, dentro de uma escala hierárquica de importância que minha reflexão percorreu livremente nesse projeto.

Não pretendo nesse caso ser dono da verdade, apenas estimular a reflexão sobre como esses princípios  que considero essenciais, podem estimular a reflexão sobre o Sanatha Dharma na prática, expandindo o diálogo entre as diferentes formas de expressar os princípios de sempre.


Namaste jay!


Conheça a associação de 21 princípios essenciais com o Yoga: http://yogabodymind.blogspot.com/2012/01/exercitando-verdade-universal-do-yoga.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário