terça-feira, 22 de março de 2011

Um dos textos que mais releio no Yoga: Internalização Sensorial

Muito diz e escreve sobre auto conhecimento, mas no desafio de experienciá-lo, acredito que a prática corporal de Yoga é um grande estímulo. Frases como " Quem olha para dentro acorda quem olha para fora sonha", "Conheça-ti a si mesmo", entre tantas outras, podem ser melhor experienciadas através dessa prática.

O desafio de olhar para dentro acontece porque o hábito de olhar para fora e as demandas do ambiente externo são sempre presentes e um texto que sempre indico sobre o assunto é o que se encontra com link abaixo do Pedro Kupfer no site do Yoga.pro.

Pelo menos uma vez por ano releio esse texto e faço questão de comentar pela terceira vez porque continuo acreditando que ele é um elo perdido no Yoga e precisa ser mais difundido perante tantos textos bons que existem.


Dessa vez achei que merecia um destaque em negrito e aumento de fonte a frase que diz que o pratiahara ( internalização sensorial) é a chave para a relação entre o aspecto externo do Yoga (yama, niyama, ásana e pránáyáma) e o interno ( dharana, dhyana e samadhi).

Colocaria um desenho de um Yogi em Yoni mudra ( gesto de tampar ao mesmo tempos os olhos, ouvidos, nariz e boca) em cima de um casco de tartaruga para ilustrá-lo ... = )

http://www.yoga.pro.br/artigos/125/1/pratyahara-o-elo-perdido-do-yoga

Abraços e sempre grato! Namaste! Jaya!

Um comentário:

  1. Murillo, a frase "Faça do seu corpo a cama dos seus pensamentos",é genial, parabéns!
    Eduardo (Bio Ritmo Paulista)

    ResponderExcluir