sexta-feira, 12 de abril de 2013

INÍCIO DA PURIFICAÇÃO: AS COURAÇAS SOBRE O SENTIR


INÍCIO DA PURIFICAÇÃO: AS COURAÇAS SOBRE O SENTIR

Nos fundamentos básicos para início da prática de Yoga, sugiro o discernimento ( Viveka) sobre dois estímulos de fixação da consciência, além do desmembramento de um deles:

1)      Altruístas: onde nos sentimos unidos ao todo e somos convidados para expressar as matrizes do amor, vitalidade e sabedoria onde se incluem os Yamas e Nyamas;
2)      Individualistas: onde nos vemos como centro de tudo e contra o outro, e somos convidados a expressar os opostos dos Yamas e Nyamas e das matrizes anteriores, como medo, obstinação e orgulho;

Completando essa diferenciação, se ressalta um desmembramento muito importante do estímulo mais individualista, que é o mecanismo de proteção ou fuga da sua expressão, já que o individualismo  não é bem aceito para a expansão do convívio social, sujeito inclusive a punições em alguns casos. Porém, é um estímulo vivo dentro da grande maioria dos humanos.

A origem natural desse mecanismo de proteção ou fuga, é benéfica, porém, acaba na maioria dos casos, bloqueando a possibilidade do redirecionamento da energia dos estímulos individualistas, que em alguns casos precisam ser sentidos, aceitos e acolhidos para essa expansão energética.

E pior, além de bloquear seu individualismo evitando que sua energia seja redirecionada e expandida, essas couraças bloqueiam também o seu melhor, suas virtudes altruístas.

E a meta do Yoga depende desses dois processos, a sustentação e expansão do altruísmo e o redirecionamento do individualismo. Assim, o bloqueio desses dois estímulos só causa mais bloqueio nos aspirantes comprometidos realmente com a meta. Ou seja, ele precisa ser reconhecido e dissolvido.

Para melhor reconhecer esse mecanismo, uma pergunta que costuma apresentá-los ao observador sincero é:

Quais as piores coisas que você tem vergonha de assumir diante dos grupos abaixo?
a)      Pessoas que acaba de conhecer numa festa ou encontro social:
b)      Colegas de trabalho:
c)       Família:
d)      Amigos mais próximos e parceiros:

Reflita com calma sobre essa resposta para cada um desses grupos acima, lembrando das últimas vezes que esteve com essas pessoas e procure perceber se surgem impulsos de defesa, fuga ou bloqueio tentando esconder algo que você não pode revelar. Você não precisa compartilhar isso com ninguém é apenas um exercício de auto percepção privado.

Como dissemos, como é um impulso natural, sua origem é benéfica, porém, se torna o pior de todos os males, pior até que o individualismo quando se torna inconsciente e um hábito cegante, que vai encouraçando os sentidos, retirando a pessoa cada vez mais da verdade do aqui e agora.

Assim, atenção. Se o estágio dois da síntese que estou sugerindo para o caminho de auto desenvolvimento com Yoga é atingir um estado de auto percepção sensorial ( Prathyahara), a purificação inicial que realizamos, contribui principalmente para eliminar tudo que dificulta esse estado, no caso, esse mecanismo de defesa, que cria couraças psico-físicas e respiratórias que bloqueiam o sentir e podem ser dissolvidas com as técnicas que a prática corporais e respiratórias que a prática oferece: Kryas ( purificação interna de mucosas), asanas ( posturas psico-físicas não comuns em nosso cotidiano), pranayamas ( técnicas respiratórios e bionergéticas), bandhas ( contrações de glândulas que promovem mudança hormonal), dirstis ( fixações oculares), entre outras.

Instruo constantemente durante a prática e muitas vezes sugiro como segundo foco de atenção na postura, o ato de simplesmente sentir e cultivar a sensorialidade no corpo.
Instruo que esse estado de auto percepção sensorial tem sua oportunidade ápice no relaxamento, na postura de quem se finge de morto, após toda movimentação energética promovida pelas técnicas corporais e respiratórias e a postura invertida.

Ao sustentar o cultivo sensorial, você conclui sua purificação inicial passando para etapa de expansão do altruísmo e redirecionamento dos estímulos individualistas.

Porém, é importante que além do trabalho corporal e respiratório, a consciência precisa, dos mecanismos distorcidos que engendram as pessoas nas couraças dos mecanismos de defesa seja aprofundada aos poucos.

Estaremos realizando uma introdução desse mecanismo no Workshop de Purificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário