quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

3 passos do Yoga num desfile de escola de samba


A força pedagógica de um desfile de escola de samba pode ser necessária para determinados grupos de alunos e praticantes recuperarem o foco da prática.

A sugestão abaixo serve como exercício para compreensão da síntese metodológica que estou sugerindo.

Abertura) FUNDAMENTOS BÁSICOS: Comissão de frente 10 libertos Acro yogis expressam os 10 atributos ideais ( Yamas e Nyamas) e seus opostos, exaltando a elegante serenidade do carro abre alas da diferenciação do que é ou não o estado de Yoga aspirado por todo ser humano. 

1) PURIFICAÇÃO INICIAL: O encantador primeiro carro oferece o corpo e a respiração para a purificação psico-física inicial.

2) AUTO PERCEPÇÃO SENSORIAL: O segundo carro traz o prazer da sustentação da atenção e dos sentidos internalizados com um Ganesha extasiado em sua auto observância: O cultivo sensorial.

3) CONCENTRAÇÃO MEDITATIVA: O terceiro carro expressa de forma extasiante liberações obtidas por concentrações meditantes, com alas que expressam o movimento de concentração, desidentificação e liberação.

Nas alas, expressões variadas dos Yamas e Nyamas e seus opostos no cotidiano, tipos de purificações intensivas, contrações, posturas e respiratórios, sentidos, além de tipos de exercícios de concentração. Não existe mais que 3 carros, além do abre alas, nem área de dispersão para suavizar os desafios de foco. Pelo mesmo motivo e pela falta de patrocinador, a sugestão de 8 passos e carros de Sri Patanjali, foi sintetizada sem corrompê-lo.

Criar esse desfile é um ótimo exercício para internalizar esses estágios.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário